sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Cartilha do PT ensina novos deputados a se defenderem da imprensa

Os deputados federais eleitos pelo Partido dos Trabalhadores já estão imunes da imprensa que, segundo a alta cúpula do PT, os perseguem. Uma cartilha ensina aos novatos como se comportar e reagir diante de jornalistas. O material alega que, desde que chegou ao poder, o governo petista é tratado com má vontade pela grande imprensa.

A síndrome de perseguição do PT começou em 2003, quando o partido chegou ao poder, de lá pra cá, o espaço dedicado a ensinar os deputados s se defenderem dos jornalistas ganharam mais espaço no material que existe desde a década de 90.

Segundo a cartilha, os editores de jornais, revistas e outros meios de comunicação definem a matéria jornalística de acordo com os interesses pessoais, e por isso o assunto da reportagem vale mais que a realidade. De acordo com o manual o que prevalece é a versão preparada pela chefia.

A imprensa sempre incomodou o governo Lula, talvez pelo fato de inúmeras vezes ter sido “obrigada” pela moral e os bons costumes, a divulgar escândalos de corrupção, a maioria deles com envolvimento de partidários do PT. Os dólares na cueca, Mensalão, José Dirceu, Erenice Guerra, os muitos vestígios de tráfico de influência e mal sucedido PAC, fizeram notícia em 2010 e quase sempre ruins.
Para o Líder do Partido na Câmara, deputado Fernando Ferro, não se trata de blindagem de deputados, são apenas recomendações para os políticos de primeira viagem. “Nós temos que de alguma maneira saber identificar o que está por trás das intenções da matéria, o que pretende, qual é o objetivo”, destacou Ferro.

A cartilha é atualizada de quatro em quatro anos quando mudam os deputados, mas lideranças do próprio PT admite que o tema imprensa só ganhou mais espaço a partir de 2003, quando o Partido deixou de ser oposição. “Uma coisa é você ser oposição, a preocupação, é, o nível de pressão que você é lavado a exercer e outra coisa é você ser situação”, afirmou o Líder do PT na Câmara.

Bem sem mais para o momento, devo dizer que ate quando a imprensa cumpri sua principal função, a de fiscalizar, é criticada pelos políticos do Partido dos Trabalhadores. Interesses todo mundo tem, deve ser por isso que o governo Lula gastou em 8 anos de governo mais de R$ 10 bilhões em publicidade na maioria dos jornais, revistas e demais meios de comunicação que sua cartilha condena como sendo desonestos com a notícia.

[Com informações da jornalista Fernanda de Andrad
e do jornal SBT Brasil - http://www.sbt.com.br/jornalismo/sbtbrasil/]

Vanderson Freizer
Publicado no Recanto das Letras em 06/01/2011
Código do texto: T2712692
O Blog de Caraguá - k


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...