quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Módulo: música e preservação ambiental recepcionam calouros

O clima de integração entre calouros e veteranos do Centro Universitário Módulo prevaleceu na noite da última segunda-feira, 7 de fevereiro, nos campi Centro e Martin de Sá

Calouro de Direito
planta palmito -
foto: Janaína Fukai
Os estudantes foram recepcionados pelos Enfermeiros da Alegria e se divertiram ao som das bandas Hard Hoot e Gaijin Sentai. O professor Léo Reis Leite Junior fez uma palestra sobre a vida universitária e, em seguida, houve “trote ecológico” com o plantio de mudas doadas pelo viveiro municipal de Ilhabela.

A banda Hard Hoot tocou rock internacional e esquentou os calouros que receberam material promocional da Instituição. A animação não parou por aqui. Alguns calouros deixaram que seus cabelos e rostos fossem pintados.  “Esperamos nos dar bem no curso de Arquitetura e Urbanismo”, revelaram Jonathan da Silva Castro, 17 anos, e Fernando Gaspar dos Santos, 19 anos. Já Felipe Romera, 20 anos, afirmou que seu objetivo é “fazer RH (Recursos Humanos) para conseguir ganhar dinheiro e realizar meus sonhos”. 
 
O professor Léo Reis Leite Junior, que atua na Instituição há anos, explicou em sua palestra que não adianta estudar só para tirar nota, mas que o importante é aprender e usar o conhecimento na vida toda. Léo comentou sobre o trote ecológico implantado no Módulo este ano. “A consciência ambiental é cada vez maior, ao ponto de mexer com nosso dia-a-dia e com o jeito de lidarmos com o indivíduo”, comenta e continua: “Só por meio da educação a gente aprende a viver melhor”.

As boas vindas aos calouros e veteranos também foi dada pela professora Iara Sanches Rosa, Pró-reitora de Graduação, que apresentou os coordenadores dos cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia de Produção, Jornalismo, Sistemas de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Cursos que no campus Martin de Sá.
Gaijin Sentai animou o ECOtrote - foto: Aline Ehrlich

Para fechar a festa, a banda Gaijin Sentai subiu ao palco e divertiu os estudantes com uma performance recheada de músicas de desenhos japoneses. O vocalista da banda, professor Nordan Manz, que atua na Instituição, ficou surpreso com a estrutura montada para a recepção dos calouros. “Dá um friozinho na barriga tocar para meus futuros alunos”. A festa terminou com o plantio de árvores como graviola, cabeludinha, ipê amarelo e palmito.

Campus Centro
No campus Centro, os coordenadores de Pedagogia, Educação Física e Ciências Biológicas fizeram uma breve apresentação dos cursos. Os alunos veteranos apresentaram projetos acadêmicos realizados por eles durante o período da graduação.

A turismóloga Flávia Alves de Lima, formada no Módulo, que está no 5º semestre de Pedagogia, deu as boas vindas aos novos estudantes contando experiências que fez durante o curso.  “Isto dá mais ânimo ao calouro e o deixa próximo da realidade da profissão”, conta.
A caloura de Ciências Biológicas, Marcela Lemes de Oliveira, estava ansiosa para o início das aulas. “Não vejo à hora de estrear meu caderno. Adoro Biologia e hoje pude conhecer mais sobre o curso. Tenho certeza de que foi uma boa escolha”, revela.

Para Marielen Cabral, ingressante no curso de Educação Física, a programação de recepção dos calouros a incentivou ainda mais. “Adorei conhecer os projetos do curso, principalmente aqueles que envolvem educação infantil. É bom saber que posso desenvolver isso já na graduação”, ressalta.

Em palestra, o professor da instituição Pedro Noberto falou sobre a importância da vida acadêmica. “Este é o primeiro passo de uma longa caminhada”, enfatiza. “Se vocês forem firmes nesta primeira etapa, com certeza o caminho a ser percorrido será tranquilo. A universidade é uma aventura extraordinária!”, completa. A programação no campus Centro terminou na quadra de esportes com a apresentação de um grupo de pagode.
A cobertura da recepção de calouros no Módulo foi feita pelos seguintes alunos de Jornalismo: Cleyton Domingos, Amanda Pires, Mayara Peixoto, Helen Faria e fotos de Lucas Santana, Janaína Fukai, Aline Ehrlich e Tamires de Almeida.

Trote diferente para os futuros jornalistas 
Os estudantes do 7º semestre de Jornalismo e Publicidade e Propaganda preparam um “trote comunicativo” para recepcionar os novos alunos de Jornalismo. Produziram e gravaram no laboratório de rádio e TV, o talk show “Fala, Calouro!”. No programa televisivo, os novos estudantes contaram o que esperam da nova profissão, quais sonhos querem realizar como jornalistas e quais veículos acessam, ouvem e assistem atualmente.

A apresentadora do “Fala, Calouro!” foi à aluna do 7º semestre Juliane Ropero que produziu o roteiro. O programa contou com a presença dos professores Paulo Arruda e Bruna Vieira Guimarães, que coordena o curso. Os demais alunos atuaram na gravação, abertura e estão fazendo a edição do programa que será inserido no youtube.

O calouro Adriano Rosa Neto, que já tem um home Studio em casa, quer trabalhar com rádio e TV e se tornar um correspondente internacional. Já a aluna Elisa Aparecida Santos, que admitiu ser tímida, quer vencer seus desafios e ser uma apresentadora como a Fátima Bernardes.

Gisele Cândida Giambo Felício, também caloura do curso, tem como ídolo o jornalista investigativo Tim Lopes que foi assassinado enquanto produzia uma reportagem para a Rede Globo. Ela quer se aprofundar nas reportagens polêmicas, além de cobrir guerras e manifestações.

Todos os calouros de Jornalismo mostraram “a que vieram”. Eles demonstraram as expectativas pelo curso e construíram um clima bem descontraído no primeiro dia de aula no Centro Universitário Módulo. Os professores comentaram as respostas dos alunos e falaram sobre os veículos e o perfil dos comunicadores no Litoral Norte Paulista.

Sobre o Módulo
 Fundado em 1988, o Centro Universitário Módulo é a maior e mais tradicional instituição de ensino superior do Litoral Norte de São Paulo. Oferece 21 cursos de graduação, além de cursos de pós-graduação e de extensão. Os campi Centro e Martim de Sá reúnem mais de 3 mil alunos, 100 professores e 100 funcionários. Integra o Grupo Educacional Cruzeiro do Sul, também formado pela Universidade Cruzeiro do Sul (São Paulo-SP) e Centro Universitário do Distrito Federal - UDF (DF), cujo objetivo é o de consolidar um grupo de instituições de ensino superior de atuação nacional, reconhecido por sua excelência acadêmica, comprovada pelos indicadores oficiais.

Janaína Pereira da Silva
Telefone: (12) 3897-2006

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...