terça-feira, 18 de janeiro de 2011

“Qhapaq Ñan, o Caminho dos Incas”

           Caraguá abre exposição fotográfica
Teve início na última sexta-feira dia 14 a exposição “Qhapaq Ñan, o Caminho dos Incas”, que reúne 80 fotografias e mapas da Cordilheira dos Andes, percorrida pelos incas. A entrada é franca está aberta de terça a domingo das 14h às 18h.
 A cerimônia de abertura teve a presença do embaixador do Peru, Jaime Stiglech, e da consulesa, Ana Teresa Lecaros, que foram recebidos no Teatro Mario Covas, local da exposição, pelo vice-prefeito de Caraguá, Antonio Carlos da Silva Júnior, e se estenderá até o dia 5 de março..

O objetivo da mostra é divulgar o Quapaq Ñan, o principal caminho nos Andes onde os incas aproveitaram as redes viárias construídas por culturas anteriores e desenvolveram uma nova rota. Atualmente, vivem nessas imediações comunidades de agricultores, mineiros, pescadores e artesãos.

O Quapaq Ñan passa pelo Peru, Bolívia, Equador, Chile, Argentina e Colômbia, que juntos tentam inscrever o caminho na Lista do Patrimônio Mundial da Organização para a Educação, a Ciência e a Cultura das Nações Unidas (Unesco). Com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento, iniciaram um projeto de preservação dos valores culturais e naturais da região por onde passaram os incas.

A exposição é uma realização do Instituto Dom Romero e da Embaixada e Consulado do Peru, em parceria com o Governo Municipal, por meio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc).
A consulesa Ana Teresa Lecaros destacou que a exposição retrata em imagens curiosidades e momentos do povo inca. “O desejo do governo do Peru é que o Brasil conheça os costumes de nossa população, para que essa arte seja divulgada e alcance toda a America Latina”, disse.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...