TRANSPORTES: GOVERNO TRABALHA COM CINCO OPÇÕES DE DESCIDA
Geraldo Alckmin promete divulgar nas próximas semanas a modelagem final da obra que pode custar até R$ 3,3 bilhões escreveu O VALE nesta terça feira
O governo do Estado analisa cinco opções de traçado para a duplicação da rodovia dos Tamoios, principal ligação entre o Vale do Paraíba e o Litoral Norte. Segundo o governador Geraldo Alckmin (PSDB), no trecho de planalto, entre São José dos Campos e Paraibuna, será construída uma pista paralela à atual. A variação de desenho ocorre na serra, entre o km 64 e o km 83, onde a estrada vai se dividir em duas, com uma nova descida.
O governo do Estado analisa cinco opções de traçado para a duplicação da rodovia dos Tamoios, principal ligação entre o Vale do Paraíba e o Litoral Norte. Segundo o governador Geraldo Alckmin (PSDB), no trecho de planalto, entre São José dos Campos e Paraibuna, será construída uma pista paralela à atual. A variação de desenho ocorre na serra, entre o km 64 e o km 83, onde a estrada vai se dividir em duas, com uma nova descida.
O modelo do edital de licitação para as obras será anunciado nas próximas semanas. O pacote contempla ainda a construção dos contornos viários de Caraguá e São Sebastião.
“Estamos terminando os estudos. A modalidade de contratação certamente será uma Parceria Público-Privada e deveremos nas próximas semanas anunciar em detalhes o processo licitatório”, disse Alckmin em entrevista ao programa ‘Conversa com o Governador’, que vai ao ar hoje em emissoras de rádio de todo o Estado.
“A duplicação da Tamoios até a serra é ao lado da rodovia atual, passando pela entrada de Jambeiro e por Paraibuna. Depois, quando vem a Serra do Mar, será feita outra rodovia. Não tem como fazer ao lado.”
“A duplicação da Tamoios até a serra é ao lado da rodovia atual, passando pela entrada de Jambeiro e por Paraibuna. Depois, quando vem a Serra do Mar, será feita outra rodovia. Não tem como fazer ao lado.”
Valor
Os serviços de duplicação podem atingir o custo de até R$ 3,3 bilhões - para efeito de comparação, o montante equivale a mais de dois anos de arrecadação da Prefeitura de São José. A Secretaria de Planejamento informou que o valor final da obra pode variar dependendo do projeto escolhido para os contornos viários do Litoral Norte.
Os serviços de duplicação podem atingir o custo de até R$ 3,3 bilhões - para efeito de comparação, o montante equivale a mais de dois anos de arrecadação da Prefeitura de São José. A Secretaria de Planejamento informou que o valor final da obra pode variar dependendo do projeto escolhido para os contornos viários do Litoral Norte.
A duplicação da Rodovia dos Tamoios é uma promessa do Estado há 16 anos, desde a primeira gestão do ex-governador Mario Covas (PSDB). No ano passado, Geraldo Alckmin voltou a colocar a obra entre as prioridades do governo -- promessa que foi reafirmada no dia de sua posse. “O projeto de duplicação da rodovia dos Tamoios está em pleno andamento. Pode ter certeza que essa é uma obra prioritária do nosso governo”, disse o tucano ao programa ‘Café com o Governador’.
Avaliação
O prefeito de Caraguá, Antonio Carlos da Silva (PSDB), disse que foi convidado a integrar uma comissão técnica de análise dos possíveis traçados da Tamoios. Ele defende a construção dos contornos viários do Litoral Norte antes da obra de duplicação da Tamoios. “É importante que se faça a ampliação da estrada entre Caraguá e Ubatuba, porque é aqui que está o maior congestionamento”, afirmou.
O prefeito de Caraguá, Antonio Carlos da Silva (PSDB), disse que foi convidado a integrar uma comissão técnica de análise dos possíveis traçados da Tamoios. Ele defende a construção dos contornos viários do Litoral Norte antes da obra de duplicação da Tamoios. “É importante que se faça a ampliação da estrada entre Caraguá e Ubatuba, porque é aqui que está o maior congestionamento”, afirmou.
O deputado estadual Padre Afonso Lobato (PV) afirmou que está descrente “Só acreditarei vendo”. São tantos anos de promessa que estou cético. Mas acredito que o governador fará a obra, até porque foi uma promessa que fez no palanque quando assumiu o cargo.”
José Carlos de Souza, presidente do Sinhores (Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurante) no litoral ficou animado como novo anúncio. “O turista não aguenta mais enfrentar o mesmo congestionamento todos os anos”, disse.
José Carlos de Souza, presidente do Sinhores (Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurante) no litoral ficou animado como novo anúncio. “O turista não aguenta mais enfrentar o mesmo congestionamento todos os anos”, disse.
Ponto de Vista - Tráfego na rodovia dobrou em 5 anos
Mário Estefano de Oliveira, mestre em engenharia Urbana na Unitau (Universidade de Taubaté), afirma que a etapa de escolha do traçado é a mais importante do projeto. “Na Tamoios, diferente das obras no geral, deve ser escolhido o melhor traçado do ponto de vista técnico, e não o de menor custo”, disse.
Segundo ele, o traçado deve priorizar diminuir a sinuosidade das curvas, mesmo que a distância entre São José e Caraguá fique maior. “Isso pode ser feito por meio de túneis e viadutos. Mas é importante que o motorista tenha espaço para trafegar, porque o atual traçado da Tamoios não suporta mais o volume de carros e caminhões que recebe”, disse.
Segundo ele, o traçado deve priorizar diminuir a sinuosidade das curvas, mesmo que a distância entre São José e Caraguá fique maior. “Isso pode ser feito por meio de túneis e viadutos. Mas é importante que o motorista tenha espaço para trafegar, porque o atual traçado da Tamoios não suporta mais o volume de carros e caminhões que recebe”, disse.
Dados da Polícia Rodoviária Estadual mostram que o tráfego de carros na Tamoios quase dobrou nos últimos anos -- de 12.000 para 20.000 veículos por dia.
O Projeto
DESENHO - Cinco traçados em análise para duplicação. No planalto, a rodovia será construída paralela à atual. Na serra, a estrada terá outro desenho.
VALOR
As obras estão estimadas em R$3,3 bilhões. Custo final vai depender dos desenhos dos contornos Caraguá e São Sebastião.
FINANCIAMENTO
Obra será executada por meio de uma Parceria Público-Privada (O Estado divide as despesas com um investidor).
VALOR
As obras estão estimadas em R$3,3 bilhões. Custo final vai depender dos desenhos dos contornos Caraguá e São Sebastião.
FINANCIAMENTO
Obra será executada por meio de uma Parceria Público-Privada (O Estado divide as despesas com um investidor).
FONTE: O Vale / CAROLINA TEODORA
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
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