Professores da Rede Municipal se reunem |
A rede municipal de educação de Caraguá inicia o ano letivo com uma missão: assegurar um ensino de qualidade para todos, com profissionais comprometidos e práticas inovadoras para a construção de uma sociedade sustentável. E para cumprir esse compromisso, cerca de 700 professores compareceram nessa quinta-feira (03/02/2011), no Teatro Mario Covas para assinar uma placa de cerâmica simbólica.
Francisco Aparecido Cordão |
Na ocasião, também houve a palestra ‘Diretrizes Curriculares Nacionais’, com o presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, Francisco Aparecido Cordão. Estiveram presentes o prefeito Antonio Carlos da Silva, o vice prefeito, Antonio Carlos Junior, a chefe de gabinete, Eloíza Aparecida Andrade Antunes de Oliveira, a secretária de Educação, Rute Maria Pozzi Casati e demais secretários municipais.
O prefeito Antonio Carlos enfatizou que, desde sua primeira gestão em 1997, o objetivo da administração municipal é oferecer uma educação de qualidade aos filhos de todos os munícipes, com responsabilidade e compromisso. “Estamos contando com o envolvimento de vocês, professores, para melhorar a educação e fazer de Caraguá um município referência em políticas públicas”, afirmou.
Como reconhecimento do trabalho dos educadores, o prefeito de Caraguá anunciou o estudo de um plano de carreira do magistério e a intenção de implantá-lo ainda este ano. “Estamos estudando, com critérios, até 100% de bolsa de estudos para pós-graduação, mestrado e doutorado, desde que o curso seja direcionado ao modelo pedagógico implantado pela secretaria municipal de Educação”, completou.
A secretária de Educação desejou boas vindas aos novos colegas que trabalham na escola recém municipalizada Antonio de Freitas Avelar, no bairro Estrela D’Alva, e destacou que, em dezembro de 2010, foram investidos mais de R$ 2 milhões no reconhecimento da carreira do magistério. A secretária também instruiu os docentes a educar os alunos para a vida, contextualizando o conteúdo de sala de aula para a vida deles. “O objetivo não é ensinar, e sim aprender, transformar o conteúdo para que seja de melhor compreensão do aluno”, explicou Rute.
O SÍMBOLO DA MISSÃO
Um painel de cerâmica de 1,40m x 2,40m, foi elaborado pela ceramista Vania de Lima Barbosa, que atua na área há 11 anos. Depois de concluído o projeto do desenho que ilustra o painel, os azulejos são pintados e queimados por cinco horas, em uma temperatura de 980 graus. Depois, leva-se de seis a sete horas para esfriar e estão prontos.
No painel, a missão do ano letivo 2011 está pintada, junto com a bandeira do município. Dividido em azulejos, as peças foram levadas ao Teatro Mario Covas para que os professores assinassem como forma de compromisso.
Comunicação Social/PMC
A palestra abordou as incumbências do professor: como participar do projeto pedagógico, zelar pela aprendizagem dos alunos, recuperar os de menor rendimento e ‘dar aula’. Segundo Cordão, essa é uma ferramenta que o professor usa com zelo para orientar os alunos na trilha da aprendizagem, ‘aprender a aprender’, por isso as aulas são planejadas e os estudantes avaliados de forma contínua.
0 comentários:
Postar um comentário